Bem-vindo à Associação dos
Arte Educadores de Santa Catarina

A AAESC é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, com o propósito de lutar pela valorização do ensino de arte.

Objetivo

Mobilizar e representar os profissionais da Arte-Educação perante o poder público, entidades e instituições.

Princípios

A valorização do ensino de arte, livre de qualquer censura e a luta pela educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Ações

Articulação política; formação de professores através de eventos, palestras e oficinas; apoio à publicações, entre outras.

Conheça a Editora AAESC

Acesse nosso catálogo disponível para download e conheça outros títulos.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA AAESC NA DEFESA DO ENSINO DE ARTE

Nossos propósitos

A AAESC – Associação dos Arte Educadores de Santa Catarina tem como direcionamento a representação, organização e mobilização dos Arte-Educadores para a melhoria do ensino de arte.

REPRESENTAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Nosso objetivo é ampliar a voz dos arte-educadores e defender seus interesses perante diferentes instituições e órgãos governamentais.

EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

Nos guiamos pela defesa da educação pública, lócus prioritário para o desenvolvimento de um ensino de arte que reverbere na sociedade.

CONTRA QUALQUER TIPO DE CENSURA

A AAESC se posiciona e atua contra a perseguição que a classe docente tem enfrentado e contra a censura, muitas vezes imposta especificamente às aulas de arte.

POR UM ENSINO DE ARTE NÃO POLIVALENTE

A AAESC é contra a polivalência e atua na intermediação entre professores de artes e prefeituras que lançam editais prevendo a contratação de profissionais com outras formações que não as licenciaturas em artes.

DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA AO COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ARTÍSTICAS: A AAESC BUSCA O CONSTANTE APRIMORAMENTO DO ENSINO DE ARTE

Nossos pilares de atuação

A AAESC atua em diversas frentes em prol de uma sociedade na qual a arte se faça mais presente e atuante!

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Representamos os interesses da área em situações diversas, atuando perante as políticas educacionais, organizando moções e manifestos e reunindo educadores de todo o estado.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Promovemos cursos e palestras voltados para a qualificação dos profissionais da área, buscando valorizar a arte em suas diferentes expressões.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS E CULTURAIS

Organizamos e apoiamos diversos eventos científicos, como simpósios, encontros e congressos, além de atividades culturais que reverberam a produção artística em Santa Catarina.

APOIO À PUBLICAÇÕES

Através da Editora da AAESC, contribuímos para a publicação de textos e ensaios sobre o ensino de arte, visando difundir o conhecimento da área.

Conheça nossas ações

Confira as diversas atividades, projetos e eventos oferecidos pela AAESC.

FORMAÇÃO CONTINUADA, CURSOS E OFICINAS

A AAESC organiza e apoia eventos de instituições e universidades que tenham como objetivo o aprofundamento de conhecimentos no campo da arte e educação.

EVENTOS

Participe de eventos científicos e culturais que promovem a valorização da educação e do ensino de arte. Saiba como participar e divulgar o seu evento em nossas mídias

DIVULGUE SEU TRABALHO

Conheça as chamadas públicas que a AAESC promove para a divulgação de trabalhos artísticos, pedagógicos e científicos.

BOLETIM SEMESTRAL

Acesse nossos boletins com análise de conjuntura e reflexões sobre tópicos pertinentes ao ensino de arte.

Faça parte da AAESC!

Conheça os benefícios de ser um associado e junte-se a nós! Juntos, juntas e juntes podemos qualificar o ensino de arte em Santa Catarina!

Notas de apoio

Veja quem apoia as ações da AAESC.

Ser associado da AAESC tem me proporcionado inúmeros benefícios profissionais e de desenvolvimento pessoal. A troca de experiências e conhecimentos com outros educadores de arte tem sido enriquecedora e fortalecido minha atuação na área.

Isabella Souza

Colégio Catarinense

Eu me sinto honrado em fazer parte da AAESC e contribuir para o crescimento da educação artística em Santa Catarina. É gratificante ver o impacto que nossos projetos e ações têm na vida dos jovens estudantes.

João Silva

Escola de Arte e Design

Graças à AAESC, pude expandir meu leque de possibilidades como arte educador e me aprofundar em novas técnicas e metodologias de ensino.

Maria Santos

Universidade Federal de Santa Catarina

Conheça a equipe

Saiba quem faz parte da diretoria da AAESC – Gestão 2023/2025.

Andreza de Oliveira

Mestranda em Educação (UNESC), licenciada em Artes Visuais ( Uniasselvi, 2018). Professora ACT pelo estado de Santa Catarina em Criciúma e Nova Veneza, atuando com Ensino fundamental e Médio, Artesã e Cocriadora, coordenadora e arte-educadora no projeto Adinkras – Forquilhinha/SC – que atende mulheres vítimas de violência.

Gabriel Souza Coelho

Doutorando em Educação (FAED/UDESC), Mestre em Artes Visuais pelo programa de Mestrado Profissional (Prof-Artes/UDESC, 2020), licenciado em Pedagogia (Uniasselvi, 2010) e em Artes Visuais (Univali, 2014).  É professor efetivo da Prefeitura Municipal de Barra Velha desde 2016, atuando com o ensino de artes visuais na Educação Infantil. Atua com formação de professores junto ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UDESC).

Janaina Enck

Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Mestrado Profissional Prof-Artes/UDESC (2023), pós-graduação em História da Arte (2019) e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel – 2012). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Formação nos Processos Políticos Contemporâneos – CNPq/UDESC e do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRA-ARG). Trabalha com o ensino de Artes desde 2012 e é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis desde 2015, atuando com o ensino de artes visuais no Ensino Fundamental I e II. Atua como professora preceptora do programa Residência Pedagógica no subprojeto Artes da UDESC.

Jéssica Agostinho

Professora da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu, atuando na área de Artes na Educação Infantil. Mestre em Educação pela FAED-UDESC (2023), licenciada em Artes Visuais pelo CEART-UDESC (2020) e bacharela em Imagem e Som pela UFSCar (2015).

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Professora do departamento de artes visuais do CEART/UDESC. Atua na graduação e pós graduação da UDESC. Coordena o LIFE e o Grupo de Pesquisa Arte e Formação nos Processos Políticos Contemporâneos. Coordena o projeto em rede Observatório da Formação no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina (OFPEA/BRA-ARG).

Jéssica Maria Policarpo

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020), trabalha desde 2020 em caráter temporário como professora de Artes Plásticas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, atuando no Ensino Fundamental I e II  e Educação Infantil.

Marcos Antonio dos Santos

Mestrando no Prof-Artes/UDESC, especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino pela FUCAP (2009), licenciado em Arte-Educação pela UNIPLAC (2005), professor de Arte na Educação Básica, coordena grupos de Boi Mamão nas comunidades das escolas de atuação. Atuou com acadêmicos nos programas de formação docente inicial PIBID e Residência Pedagógica de Artes Visuais e Interdisciplinar em escolas da rede pública. Participante do grupo de estudos do Polo Arte na Escola, onde ministrou oficinas, apresentou trabalhos e projetos com destaque em diversas categorias e níveis de ensino em edições do Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Renata de Souza Batista

Graduou-se em Licenciatura em Artes Visuais, cursou Produção Cultural e atuou como produtora cultural entre 2002 e 2015. Foi professora em escolas particulares e públicas e atualmente é professora de Arte da Rede Municipal de Ensino de Camboriú. Pesquisa a relação entre arte e natureza e os processos de aprendizagem.

Pedro Cabral Filho

Graduado em Educação Artística – Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina(1984), especialização em Arte-educação – Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina(1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2004). Atualmente é Conselheiro de Educação e professor na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Também ministrou aula no Colégio Estadual Padre Anchieta e na UFSC no Centro de Educação. Duas vezes foi vice-presidente do Conselho Municipal de Educação.

xx

Professor